Oliva em Beja e com violas Campaniças

A Aldeia das Amoreiras deslocou-se ao VI Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, de 29 de Maio a 13 de Junho, levada por Oliva, a “mulher de cabelos doirados” que “quando lavava vestidos brancos/ eles ficavam esverdeados”. Oliva é a personagem principal da BD, que em 2008 foi pintada a fresco nos lavadouros públicos da Aldeia das Amoreiras, no contexto do projecto BD a Fresco. Em 2010, o Centro de Convergência celebra o projecto expondo em Beja os murais da Oliva, as BDs resultantes da autoria de sahara e Ricardo Inácio, o processo criativo de Arte Comunitária e o livro resultante da BD a Fresco.

Para a inauguração do festival, a 29 de Maio de 2010, o Centro de Convergência convidou o Grupo de Violas Campaniças de Corte Malhão – Freguesia de S. Martinho das Amoreiras, assim recriando o ambiente cultural alentejano que inspirou a história da Oliva. Em Beja, o Centro de Convergência deu mais um passo enquanto foco criativo e em meio rural, no panorama da BD em Portugal.

Agradecemos o convite da Bedeteca de Beja para trazer Oliva ao Festival Internacional de BD, ao Grupo das Violas Campaniças por nos saudar com a sua música e à Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras, por apoiar o transporte dos músicos.

A incrível vontade de TER uma rifa!!

Estão disponíveis no Mercado de Livro de BD, na Casa de Cultura de Beja, os livros resultantes do projecto BD a Fresco, mas também o Cabaz da BD. Numa colaboração entre o Centro de Convergência e a Chili com Carne, o Cabaz da BD oferece Os Frescos da Aldeia das Amoreiras, Erva Daninha, 3 Cricas, Mutate & Survive, livro do João Cabaço, catálogo Pedro Zamith e 2 livros do Rafael Dionisio. Cada uma destas rifas é irresistível, custa 1€ e contribui para o próximo projecto de Arte Comunitária e BD na Aldeia das Amoreiras “Memória aos Quadrados”. O sorteio acontece no último dia do Festival, a 13 de Junho, e os resultados serão publicados AQUI.

Anúncios

2 comentários

Filed under Arte, Eventos passados

2 responses to “Oliva em Beja e com violas Campaniças

  1. Luis

    Boas, ao arrumar aqui uns papéis dei com uma rifa destas, mas não encontro o nome (ou número das rifas) dos vencedores. Julgo que a ideia seria criar um link na palavra “Aqui” mas tal não foi feito. Obrigado. Luis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s