A 1ª Festa da Aldeia das Amoreiras Sustentável

Foi mesmo uma festa especial a que juntou na Aldeia das Amoreiras, sábado 26 de Junho, mais de cem pessoas em torno de sonhos, imagens, desenhos, músicas, risos, jogos, comida tradicional e muita alegria.


A festa que se chamava 1ª Festa da Aldeia das Amoreiras Sustentável tinha como objectivo celebrar a vitória de conseguir juntar os sonhos dos moradores da Aldeia das Amoreiras e construir o caminho para a Aldeia das Amoreiras de Sonho.


Durante os meses de Maio e Junho a população da Aldeia juntou-se rua-a-rua para sonhar e pensar naquilo que quer para a sua Aldeia. Cada rua desenhou um mapa com as suas casas, os seus sonhos e fotografias que estão expostos no Centro Social da Aldeia das Amoreiras. Destas sessões resultou um filme de 26 minutos apresentado na festa e que se pode ver na internet em www.centrodeconvergencia.org ou comprar directamente numa visita à Aldeia das Amoreiras.


O Sábado dia 26 começou logo às 10h da manhã com um mercado de produtos locais em que se juntou uma meia dúzia de bancas com produtos locais de vários produtores da aldeia ou vizinhos e com uma banca do centro de convergência que vendeu produtos de várias pessoas que tiveram dificuldade em estar presentes. Venderam-se neste primeiro mercado produtos variados como: cebolas, batatas, cenouras, manjericão, manjerico, azeite, bolos e sobremesas, licores, pinturas, morangos, ameixas, feijão, pepinos, courgetes, couves, flores, entre outros.

A diversidade de produtos vendidos foi bastante grande ao contrário do que muitas pessoas pensavam pois os produtos das hortas de verão ainda estão em fase de crescimento. O número e a motivação dos consumidores presentes no dia fizeram do mercado um sucesso e brevemente haverá mais!

Pela tarde decorreu a apresentação do filme documentário ” A Aldeia de Sonho” que pôs várias pessoas com lágrima no olho e deu origem a várias intervenções inspiradas pela pergunta “e agora? o que fazemos com estes sonhos?” O Centro de Convergência / GAIA Alentejo iniciou já a aplicação de um jogo para jogar com a população para saber a resposta a várias perguntas: qual o sonho mais importante? qual o sonho mais fácil de realizar? qual o sonho que se deve realizar primeiro? qual o sonho em que você quer ajudar a tornar realidade?


Depois de jogar à malha teve lugar um verdadeiro jantar popular e uma festa com baile e DJ organizados em estreita parceria (partilharam-se também os 315€ de lucros) entre o GAIA e a Comissão de Melhoramentos da Aldeia das Amoreiras para mostrar que estamos unidos para lutar pelos nossos sonhos.

Não há nenhum vento que ajude um marinheiro que não sabe para onde vai. Agora temos um caminho. Viva a Aldeia das Amoreiras!

Texto de André Vizinho e fotografias de Rui Serrão.

Gosta deste projecto? Ajude-nos a ter condições para o desenvolver. Faça um donativo!


Anúncios

2 comentários

Filed under Aldeia das Amoreiras, Desenvolvimento rural, Ecologia, Eventos passados, Permacultura

2 responses to “A 1ª Festa da Aldeia das Amoreiras Sustentável

  1. diana

    como se pode ver o tal documentário? quero ver!!! 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s