Parceria entre o GAIA e o CALA

O GAIA-Alentejo e o CALA, Centro ALternativo de Aprendizajes, um colectivo de Alburquerque, Extremadura espanhola, encetaram recentemente um trabalho conjunto como forma de aprofundar o trabalho  que ambos os colectivos desenvolvem.

Esta parceria iniciou-se em Fevereiro de 2013, com a visita de dois membros do CALA ao GAIA-Alentejo, na Aldeia das Amoreiras. Desta visita resultou ainda no mês de Fevereiro a apresentação conjunta de uma candidatura a um projecto europeu de Democracia Participativa, cujo resultado deverá saber-se em breve.

Neste fim-de-semana que passou, dias 8, 9 e 10 de Março, um membro do GAIA pode participar, ao abrigo da parceria, num curso ministrado pelo CALA, sobre Dinamização de Assembleias e Reuniões. O curso decorreu no Albergue Los Chozos, um local aprazível entre montados de azinheira, com vista para a Serra de San Pedro, onde são ministrados cursos e aulas de educação ambiental.

Local onde decorreu o curso – Na imagem vemos a recriação de dois “chozos”, uma habitação tradicional da região.

Foi um curso com a presença de pessoas vindas de vários pontos da Extremadura e Andaluzia, em que há duas facetas a destacar:
Por um lado, a riqueza dos conteúdos do curso, teorico-práticos, alicerçados na experiência do formador Agustín e no trabalho do CALA. Trabalhou-se a cultura assembleária, a vida e acção dos grupos, as estruturas implícitas e explícitas e como é fácil em grupos sem estrutura surgirem lideranças pouco horizontais e participativas, para além claro está de várias técnicas e ferramentas para facilitação de assembleias e reuniões.
Por outro lado, as participantes no curso traziam uma bagagem muito forte de trabalho com grupos variados, desde as Corralas de Sevilha em luta pelo direito à habitação (La Utopía, La Ilusión) até à  Universidad Rural Paulo Freire, da Sierra de Huelva. Com estas participantes foi possível (re)tomar contacto com a amplitude e força da luta social em Espanha, ao mesmo tempo que percebemos a base filosófica forte e de muitos anos na qual se alicerçam estes movimentos.

Na sua totalidade, este curso foi uma experiência enorme de aprendizagem e partilha, que muito recomendamos.

Para quem tiver interesse, divulgamos os próximos cursos a serem realizados pelo CALA em 2013, a saber:
A 10, 11 e 12 de Maio – Como aprender de/com as nossas emoções;
A 27, 28 e 29 de Setembro – Regulação de Conflitos;
A 1, 2 e 3 de Novembro – Como facilitar e dinamizar processos de grupo.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Eventos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s