Alterações Climáticas na FACECO

poster alterações climaticas2

A “Água” é o tema central de dois colóquios que o Município de Odemira vai promover no dia 20 de Julho, em S. Teotónio, no âmbito da 23ª edição da FACECO – Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira e para assinalar o Ano Internacional das Nações Unidas para a Cooperação pela Água. As “Águas santas: usos medicinais das águas no mundo rural” e “A água como factor estratégico para a sustentabilidade regional” serão as abordagens em debate.  

“A água como factor estratégico para a sustentabilidade regional”

A partir das 15.00 horas,  o tema em debate será “A água como factor estratégico para a sustentabilidade regional”,para discutir a utilização do recurso água e a sua relação com as alterações climáticas, bem como conhecer e discutir as respostas das comunidades locais a estas questões.A moderação será de Hélder Guerreiro, Vice-presidente da Câmara Municipal de Odemira.

No painel de diagnóstico serão apresentados os temas “Os Planos de Gestão de Bacia Hidrográfica como um processo cíclico de planeamento; O caso da Região Hidrográfica 6 (Sado Mira)”, por José Paulo Monteiro, professor da Universidade do Algarve, “Água para consumo humano no concelho de Odemira”, por Lénea Silva, Chefe de Divisão de Ambiente do Município de Odemira, e“O uso da água no concelho de Odemira: caso do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira”, porCarla Lúcio, da Associação de Beneficiários do Mira.

No painel dedicado aos cenários de futuro, o tema será “Alterações climáticas no Alentejo: cenários e impactos”, porGil Penha-Lopes e André Vizinho, Grupo de Investigação em Alterações Climáticas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

No painel dos exemplos de respostas de adaptação, serão apresentados os casos das “Paisagens de retenção aquática como solução para a desertificação”, por Fabian Deppner, membro da equipa da Ecologia em Tamera – Centro Internacional de Pesquisa para a Paz, e “Movimentos Sociais e Resiliência Comunitária”, por Silvestre Martins, da Toca da Zorra- Associação de Desenvolvimento Local.

“Águas santas: usos medicinais das águas no mundo rural”

A partir das 11.30 horas, o colóquio “Águas santas: usos medicinais das águas no mundo rural” pretende lançar a discussão sobre os fundamentos das crenças relacionadas com as águas santas, assim como apontar os modos de preservação e divulgação deste património natural e cultural.

As crenças populares em torno das águas santas, que se acreditam serem curativas ou preventivas de doenças, e das quais há vários registos no concelho de Odemira, é campo de estudo para as ciências sociais (história das religiões, etnografia, arqueologia) e também domínio da hidrogeologia. Como oradores convidados estarão José Paulo Monteiro, Professor da Universidade do Algarve, que apresentará a “As águas minerais – alguns aspetos relacionados com o seu licenciamento e exploração” e António Quaresma, historiador da CIDEHUS – Universidade de Évora, com o tema “Águas com virtude: fontes santas e banhos santos”. A moderação estará cargo de Jorge Vilhena, arqueólogo da UNIARQ – Universidade de Lisboa e Presidente da Direção da GESTO – Grupo de Estudos do Território de Odemira. 

“Pretende-se com este colóquio discutir o recurso água, os seus usos e relação com as alterações climáticas, bem como conhecer e discutir as respostas que as comunidades estão a dar a estas dificuldades.

Assim começa por apresentar-se a situação atual da água na região quer ao nível dos recursos existentes na bacia hidrográfica como dos usos domésticos e agrícolas que da água se fazem no concelho. Apresenta-se ainda um cenário/modelo científico de futuro por elementos do Grupo de Investigação em Alterações Climáticas, e as respostas ao problema da desertificação que estão a ser ensaiadas/estudadas na comunidade.

Existe um problema que é global mas cujas respostas terão de ser locais e, neste concelho, há uma diversidade de pessoas interessadas e empenhadas nestas questões que, sob diversas orientações e sensibilidades, tentam dar resposta ao problema. Pensamos reuni-las e falar disso num debate aberto na FACECO 2013 dedicada ao tema da Água.”

O Centro de Convergência apoia a divulgação deste evento

Deixe um comentário

Filed under Ecologia, Investigação Científica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s