BD a Fresco

BD a Fresco

BD a Fresco ousou colorir paredes de uma aldeia alentejana. Ousou despegar a banda desenhada do papel e mostrá-la em grande formato. Ousou repegar a técnica tradicional e duradoura da pintura mural a fresco. (Fotos no Flickr)

BD a Fresco decorreu na Aldeia das Amoreiras, entre Novembro 2007 e Março 2009, pela coordenação de Sara Serrão. Para BD a Fresco, exclusivamente, a autora de BD sahara criou a banda desenhada OLIVA baseada na poesia popular alentejana. Esta BD foi transposta para grande formato e pintada em quatro paineis murais, nas paredes do lavadouro público da Aldeia das Amoreiras. Daqui se criaram visitas para visitantes de todas as idades, nacionais e estrangeiros, e um catálogo impresso. Acompanhando a produção dos murais, realizaram-se oficinas práticas de BD e de pintura a fresco.

BD a Fresco nasce no Centro de Convergência, projecto de desenvolvimento rural na Freguesia de S. Martinho das Amoreiras, sendo organizado por um grupo de jovens do GAIA – Grupo de Acção e Intervenção Ambiental, núcleo do Alentejo. Com o apoio do Programa Juventude em Acção UE, Câmara Municipal de Odemira e Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras.

bdafresco2

/Exposição no VI Festival de Banda Desenhada de Beja

Com o título “Aldeia das Amoreiras”, o projecto BD a Fresco é exposto no Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, na Cafetaria da Casa da Cultura de Beja, de 29 de Maio a 13 de Junho 2010. O Centro de Convergência abre a sétima edição deste festival com o Grupo das Violas Campaniças de Corte Malhão, Freguesia de S. Martinho das Amoreiras, pelas 15h30 de Sábado 29 de Maio.

/ Nomeação Melhor Projecto em BD 2008

O projecto BD a Fresco foi nomeado no VII Troféus Central Comics para Melhor Projecto em BD de 2008 (www.centralcomics.com).

/ Reportagem na SIC

A iniciativa foi divulgada junto do grande público aquando da inauguração das pinturas na Aldeia das Amoreiras, através do Jornal da Noite da SIC Televisão nos dias 18 e 19 Dezembro 2008. Reveja a rubrica “Ir é o Melhor Remédio” dedicada aos Frescos da Aldeia das Amoreiras em duas partes aqui: Parte 1 (18/12) ; Parte 2 (19/12)

/ Catálogo “Os Frescos da Aldeia das Amoreiras”

catálogo

A publicação “Os Frescos na Aldeia das Amoreiras | Fresco Paintings in Aldeia das Amoreiras” apresenta a iniciativa de banda desenhada e de pintura mural a fresco, que em 2008 trouxe cores à Aldeia das Amoreiras, no abraço do projecto BD a Fresco. Com a coordenação de Sara Serrão, a edição bilingue em português e inglês documenta com vastas imagens o processo de produção das pinturas, as obras finais a fresco e a resultante banda desenhada. Os textos de Sara Serrão, Deolinda Tavares e André Vizinho contextualizam os frescos enquanto iniciativa de arte comunitária e de desenvolvimento rural sustentável e jovem, e enquanto descendente da tradição histórica da pintura mural alentejana.

“Os Frescos na Aldeia das Amoreiras | Fresco Paintings in Aldeia das Amoreiras” Um documento exemplar de iniciativa jovem pelo desenvolvimento sustentável do meio rural português e uma experiência inédita de arte comunitária.

Preço: 18€. Envio à cobrança por correio mediante encomenda para o email geral@centrodeconvergencia.org com adição dos custos de envio (4,15€).

/ Visitas Escolares

O Centro de Convergência organiza visitas guiadas e educativas concebidas para escolas e direccionadas a diferentes fases do currículo escolar básico e secundário. Os frescos contemporâneos que contam a história de Oliva permitem assim uma visita e conversa guiada de duas horas, concluindo numa oficina criativa. Informações detalhadas aqui.

/ Serviços de Pintura Mural a Fresco

O Centro de Convergência/ GAIA Alentejo tem uma equipa profissional de pintura a fresco, que poderá requisitar para fomentar um projecto de Arte Comunitária na sua aldeia, vila, cidade, ou ainda para trazer Arte às paredes da sua casa. Contacte-nos no Centro Social da Aldeia das Amoreiras (tel.: 283 925 032) ou através do email geral@centrodeconvergencia.org

Anúncios

3 responses to “BD a Fresco

  1. Pingback: Oliva em Beja e com violas Campaniças «

  2. Hi Sofia,
    I added your email to our mailing list so you will receive all our news and information about upcoming activities.
    Centro de Convergência is located in Aldeia das Amoreiras: just 8km from the nearest train station (Funcheira). So, from Lisboa, you can easily get here by train (around 2h).
    November 15th there will be a vegan dinner with popular Portuguese music. Feel free to join us!

  3. sofia Badeka

    bom dia!

    my name is Sofia and i’m from Greece, i’m Erasmus student in Lisboa, and i would like to receive more information about yours centro de convergencia. I can’t speak Portuguese yet, and i would like to know if it’s possible to take part in the emotions…and something else..how can i come from Lisboa?? Is there any cheap place to sleep at night??? Thanks you very much..obrigada

    sofia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s