Permacultura

No Centro de Convergência procuramos aplicar os Princípios Éticos e Práticos da Permacultura no planeamento e concretização das nossas actividades e projectos.

A Perma D em conjunto com o Centro de Convergência construiu um Plano Geral de Permacultura para a Aldeia das Amoreiras que está disponível para download no seguinte link no livro “Amoreiras, Permacultura para uma Aldeia” editado em 2014. O objectivo deste livro e plano geral é criar um cenário de permacultura para o desenvolvimento da Aldeia das Amoreiras e mostrar as suas soluções e abordagens para os sonhos e desafios funcionais da Aldeia.

Princípios Éticos da Permacultura

  •  Cuidar da Terra,
  • Cuidar das Pessoas e
  • Reinvestir os Excedentes e partilhar justamente

Princípios de Design da PERMACULTURA

Os princípios de planeamento da permacultura são explicados, de forma breve, mostrando exemplos de situações ambientais e sociais actuais e possíveis na Aldeia das Amoreiras.

Abrir o ficheiro pela ligação: 10pppc_na_aldeia_das_amoreiras_vr1.1.pdf

Recomendamos um link para os Fundamentos da Permacultura por David Holmgreen (.pdf 592kb,) co-fundador da Permacultura.

Prestação de Serviços de Planeamento de Permacultura e Ecologia Aplicada

Os colaboradores do Centro de Convergência em estreita colaboração com entidades parceiras, estão disponíveis para lhe prestar os seguintes serviços:

Criar e implementar um plano de Permacultura para o seu terreno, habitação, local de trabalho, associação ou organização.

Criar e implementar um Plano de gestão eficiente da água no seu terreno ou habitação.

Criar sistemas de irrigação eficientes.

Criar sistemas de filtração e reutilização de águas cinzentas (cozinha, banhos).

Criar sanitários secos ajustados ao seu contexto particular, para produção de composto e cortar nos gastos de água.

Criar e implementar actividades de animação agrícola e rural, educação ambiental.

Facilitar Passeios Pedestres para identificação de plantas comestíveis e medicinais.

Projecto Aldeias das Amoreiras Sustentável

Pela primeira vez, no projecto Aldeia das Amoreiras Sustentável, vamos utilizar os princípios e métodos de planeamento da Permacultura para criar uma estratégia de sustentabilidade que reflecte na globalidade a Aldeia das Amoreiras e o seu meio social e natural mais próximo.

Criada por elementos da Perma-D (Designers de Permacultura), esta estratégia abrangente, na forma de um Projecto de Permacultura, foca e contextualiza em termos históricos e ecológicos a maneira de viver na Aldeia e nos Montes próximos, bem como as dinâmicas do meio social, natural, cultural e económico em que estes estão inseridos.

Curso de Introdução à Permacultura

Se gostaria de saber o que é a Permacultura e participar num workshop de Introdução à Permacultura contacte-nos.

Recomendamos que visite o sítio da Rede Global de Permacultura criado pelo Instituto de Pesquisa de Permacultura da Austrália em: http://permacultureglobal.com/

Anúncios