BD a Fresco

BD a Fresco

BD a Fresco ousou colorir paredes de uma aldeia alentejana. Ousou despegar a banda desenhada do papel e mostrá-la em grande formato. Ousou repegar a técnica tradicional e duradoura da pintura mural a fresco. (Fotos no Flickr)

BD a Fresco decorreu na Aldeia das Amoreiras, entre Novembro 2007 e Março 2009, pela coordenação de Sara Serrão. Para BD a Fresco, exclusivamente, a autora de BD sahara criou a banda desenhada OLIVA baseada na poesia popular alentejana. Esta BD foi transposta para grande formato e pintada em quatro paineis murais, nas paredes do lavadouro público da Aldeia das Amoreiras. Daqui se criaram visitas para visitantes de todas as idades, nacionais e estrangeiros, e um catálogo impresso. Acompanhando a produção dos murais, realizaram-se oficinas práticas de BD e de pintura a fresco.

BD a Fresco nasce no Centro de Convergência, projecto de desenvolvimento rural na Freguesia de S. Martinho das Amoreiras, sendo organizado por um grupo de jovens do GAIA – Grupo de Acção e Intervenção Ambiental, núcleo do Alentejo. Com o apoio do Programa Juventude em Acção UE, Câmara Municipal de Odemira e Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras.

bdafresco2

/Exposição no VI Festival de Banda Desenhada de Beja

Com o título “Aldeia das Amoreiras”, o projecto BD a Fresco é exposto no Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, na Cafetaria da Casa da Cultura de Beja, de 29 de Maio a 13 de Junho 2010. O Centro de Convergência abre a sétima edição deste festival com o Grupo das Violas Campaniças de Corte Malhão, Freguesia de S. Martinho das Amoreiras, pelas 15h30 de Sábado 29 de Maio.

/ Nomeação Melhor Projecto em BD 2008

O projecto BD a Fresco foi nomeado no VII Troféus Central Comics para Melhor Projecto em BD de 2008 (www.centralcomics.com).

/ Reportagem na SIC

A iniciativa foi divulgada junto do grande público aquando da inauguração das pinturas na Aldeia das Amoreiras, através do Jornal da Noite da SIC Televisão nos dias 18 e 19 Dezembro 2008. Reveja a rubrica “Ir é o Melhor Remédio” dedicada aos Frescos da Aldeia das Amoreiras em duas partes aqui: Parte 1 (18/12) ; Parte 2 (19/12)

/ Catálogo “Os Frescos da Aldeia das Amoreiras”

catálogo

A publicação “Os Frescos na Aldeia das Amoreiras | Fresco Paintings in Aldeia das Amoreiras” apresenta a iniciativa de banda desenhada e de pintura mural a fresco, que em 2008 trouxe cores à Aldeia das Amoreiras, no abraço do projecto BD a Fresco. Com a coordenação de Sara Serrão, a edição bilingue em português e inglês documenta com vastas imagens o processo de produção das pinturas, as obras finais a fresco e a resultante banda desenhada. Os textos de Sara Serrão, Deolinda Tavares e André Vizinho contextualizam os frescos enquanto iniciativa de arte comunitária e de desenvolvimento rural sustentável e jovem, e enquanto descendente da tradição histórica da pintura mural alentejana.

“Os Frescos na Aldeia das Amoreiras | Fresco Paintings in Aldeia das Amoreiras” Um documento exemplar de iniciativa jovem pelo desenvolvimento sustentável do meio rural português e uma experiência inédita de arte comunitária.

Preço: 18€. Envio à cobrança por correio mediante encomenda para o email geral@centrodeconvergencia.org com adição dos custos de envio (4,15€).

/ Visitas Escolares

O Centro de Convergência organiza visitas guiadas e educativas concebidas para escolas e direccionadas a diferentes fases do currículo escolar básico e secundário. Os frescos contemporâneos que contam a história de Oliva permitem assim uma visita e conversa guiada de duas horas, concluindo numa oficina criativa. Informações detalhadas aqui.

/ Serviços de Pintura Mural a Fresco

O Centro de Convergência/ GAIA Alentejo tem uma equipa profissional de pintura a fresco, que poderá requisitar para fomentar um projecto de Arte Comunitária na sua aldeia, vila, cidade, ou ainda para trazer Arte às paredes da sua casa. Contacte-nos no Centro Social da Aldeia das Amoreiras (tel.: 283 925 032) ou através do email geral@centrodeconvergencia.org

3 responses to “BD a Fresco

  1. Pingback: Oliva em Beja e com violas Campaniças «

  2. Hi Sofia,
    I added your email to our mailing list so you will receive all our news and information about upcoming activities.
    Centro de Convergência is located in Aldeia das Amoreiras: just 8km from the nearest train station (Funcheira). So, from Lisboa, you can easily get here by train (around 2h).
    November 15th there will be a vegan dinner with popular Portuguese music. Feel free to join us!

  3. sofia Badeka

    bom dia!

    my name is Sofia and i’m from Greece, i’m Erasmus student in Lisboa, and i would like to receive more information about yours centro de convergencia. I can’t speak Portuguese yet, and i would like to know if it’s possible to take part in the emotions…and something else..how can i come from Lisboa?? Is there any cheap place to sleep at night??? Thanks you very much..obrigada

    sofia

Deixe um comentário